quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Entrevista com Bento de Luca

Olá, vizinhos literários

Os invasores do blog de hoje trata-se de dois autores que querem apresentar ao mundo a magia de uma nova história. Amanhã ele lançam oficialmente o livro "O Príncipe Gato" e nos conta um pouco sobre suas expectativas.




(Vizinhos Literários) Amanhã é a estreia oficial do livro “O Príncipe Gato” e não posso deixar de perguntar, o que esperam daqui para frente?

Em primeiro lugar devo dizer que é uma grande emoção! Difícil descrever a sensação... Estamos muito empolgados com o lançamento desse nosso primeiro livro! O que esperamos daqui para frente é que os leitores apreciem a nossa estória, e que se deliciem com a trajetória do nobre Príncipe Gato que, já adianto, está apenas começando!




(Vizinhos Literários) Conte-nos sobre os autores subentendidos no nome “Bento de Luca”.

Para quem não sabe “Bento de Luca” é o pseudônimo adotado por dois autores e primos: “Marcelo Siqueira Silva” e “Gustavo Costa de Almeida Siqueira”! Optamos pelo uso de um único pseudônimo por acreditar que o “O Príncipe Gato” é uma completa união de nossas mentes! Queríamos um nome que passasse a energia correta, que vibrasse de forma agradável. Após muita discussão chegamos onde queríamos: Bento de Luca!



(Vizinhos Literários) Como funciona a parceria de vocês na hora da composição de um trabalho.

Eu diria que ela flui como as águas de um rio. Temos grande afinidade. Crescemos juntos! Nossas ideias são sempre muito parecidas e complementares. O fenômeno da telepatia às vezes acontece também! (Risos) Mas falando diretamente sobre a mecânica de criação em si... A estruturação do livro, o roteiro, a composição dos personagens, tudo é feito em conjunto. Não existe aquilo de “Ah, você cria um personagem e eu crio outro!”, não, tudo é desenvolvido pelos dois. Com o roteiro bem arquitetado, mergulhamos nos capítulos individualmente, em uma ordem preestabelecida, mas, de todo modo, cada capítulo acaba passando pelas mãos dos dois... No final das contas tudo fica homogêneo; e isso é muito importante!



(Vizinhos Literários) Uma característica que me chamou a atenção em “O Príncipe Gato” é o uso da cidade de São Paulo como cenário. O que o levou a essa escolha?

Nascemos e vivemos em São Paulo. Temos, portanto, autoridade para descrever detalhadamente e de forma bastante precisa sobre os locais e costumes da cidade. Deste modo, as pessoas que aqui vivem acabam se identificando com os lugares mais conhecidos, e as que ainda não tiveram a oportunidade, podem vir a conhecer. Aproveitamos para explorar alguns locais famosos como a Av. Paulista, a Catedral da Sé, o Parque Trianon-Masp, o Cemitério do Araçá, Estações de Metrô, dentre outros, envolvendo-os em uma trama de mistérios que fará os leitores se intrigarem. É comum vermos escritores nacionais ambientando suas histórias em outros países. Por que não criarmos uma história fantástica no Brasil, em São Paulo? Essa é a nossa aposta, esse é o diferencial de “O Príncipe Gato”!



(Vizinhos Literários) No processo criativo da personagem central do “O Príncipe Gato” se inspiram em alguém?

Na realidade, esse primeiro volume é narrado por três personagens, o humano Hugo, o nobre Príncipe Gato, e o sábio roedor Eleanor. Não buscamos inspiração em alguém especificamente, mas muito acerca da personalidade dos personagens, em especial do jovem humano, tem a ver com nossas próprias características como indivíduos, nossas vivências, e claro, nossas concepções sobre os arquétipos. Falando agora diretamente sobre a personagem central, o Príncipe Gato, com toda a certeza ela foi concebida com base na observação e estudo do comportamento felino. Toda essa característica de independência, elegância, muitas vezes arrogância, mistério... Ou seja, observação e uma boa dose de imaginação são os elementos principais que utilizamos para arquitetar nossos personagens.



(Vizinhos Literários) “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” é primeiro de uma trilogia. Já estão trabalhando nos próximos volumes?

Exatamente! Já estamos trabalhando em cima do segundo volume da trilogia “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”! Na realidade já temos o “esqueleto” completo da trilogia, o que é importante para enlaçar toda a trama. Esse segundo volume será um pouco maior com relação ao primeiro! O que posso revelar é que ele será ambientado em Marshmallow, o reino do Príncipe Gato, e que alguns pontos que ficaram “meio sem respostas” serão revelados. Essa é a grande graça de trilogias e séries... 



(Vizinhos Literários) Separadamente, definam “O Príncipe Gato”.

Marcelo Siqueira: Simplicidade, reflexão, magia e humor.

Gustavo Almeida: Uma estória leve, envolvente, às vezes engraçada, às vezes dramática, com poucos personagens, porém de características marcantes, que se passa em um cenário conhecido para os brasileiros e paulistanos, o que traz mais proximidade com o leitor nacional.






O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo


Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança. 




Mais informações sobre Bento de Luca e "O Príncipe Gato":


Skoob


Twitter


Facebook


9 comentários:

  1. Adorei!
    Estou ansiosa por este livro!
    Quero pra mim, quero resenhar e quero sortear em meu blog.
    Achei super criativo o pseudônimo por parte dos autores!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e já tinha visto a capa do livro rolando na net,mas me interesse de verdade em ler agora ... ótima entrevista!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Estes meninos são talentosíssimos!

    Muito feliz pelo lançamento de "O Príncipe Gato"!

    ResponderExcluir
  4. Oie, muito bacana, parabéns e boa sorte no lançamento! Estou muito afim de ler ^^.

    ResponderExcluir
  5. Amei a entrevista e desejo muito sucesso aos autores. Adoro sequências por darem mais oportunidade de nos aprofundarmos em personagens que aprendemos a amar durante a leitura de um livro!
    Sucesso! bjos
    Josy Tortaro
    Autora da saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI RENAN!
    Gostei muito da entrevista, ainda mais porque estou lendo esse livro e é interessante saber um pouco mais sobre o autor e a obra, obrigada!

    Faço parte do Club dos novos autores e sigo seu blog.
    Desejo um bom final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Agradeço muito todos vocês! O lançamento do "O Príncipe Gato" foi um grande sucesso! Estamos muito empolgados com tudo isso! +)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro eu estou muito ansioso para ler. Já tinha conhecimento dele. Agora foi ótimo conhecer mais o autor, gostei da entrevista =]

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir