segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entrevista com Denis Lenzi

O Entrevistado de hoje é Denis Lenzi, autor do livro "O Entregador de Bonecos". Ele nos conta um pouco sobre suas influências. Denis nasceu na cidade de Blumenau, Santa Catarina em 1975, onde reside até hoje. Aos 13 anos descobriu sua paixão por literatura, quando ganhou sua primeira máquina de escrever.




(Vizinhos Literários) Uma coisa que sempre vou perguntar aos escritores que passarem por aqui é sobre a descoberta pela paixão aos livros. Com aconteceu com você, Denis?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela oportunidade de ser entrevistado por você e permitir que os leitores do blog Vizinhos Literários possa conhecer um pouco sobre de mim e da minha obra.

Respondendo a sua pergunta, a minha paixão pelos livros começou quando eu tinha 13 anos, no tempo em que eu estudava. Eu lia os livros da série vaga-lumes como O Mistério dos Morros Dourados, Zezinho, o dono da porquinha, e mais outros cujos títulos já não me lembro bem. Mas foi por causa disso que despertou o meu interesse pela leitura. Fiquei encantado e comecei a interessar pelos livros, como as obras de Stephen King, Edgar Allan Poe e outros autores com gêneros  voltados ao  terror e fantasia, porque estava muito fascinado por esses mundos imaginários; ficava encantados pelo modo como as histórias eram narradas. Também lia os livros de Paulo Coelho e também outros gêneros, principalmente o gênero de drama com toque de realismo fantástico.

(Vizinhos Literários) Li que é fã de Tim Burton, Steven Spielberg e Guilherme Del Toro e que gosta do estilo musical “new age eletronic”. Essas são algumas das suas principais influências na hora de compor um novo trabalho?

Sim, elas serviram como uma grande fonte de inspiração para desenvolver o meu trabalho. Quando comecei a escrever o livro “O Entregador de Bonecos”, visualizei a história toda bem ao estilo Tim Burton, como o eterno céu nublado, o tempo chuvoso, as cores do casaco do protagonista em contraste com o cenário sombrio, violento e cinzento, e os bonecos de pano coloridos... Enfim, o clima da história remetia aquele ar fantasioso sem deixar a realidade de lado. Eu me inspirei o diretor Spielberg por causa das presenças das crianças e sua inocência, o fascínio pela magia e encanto dos anos 80. E o Guilherme Del Toro, por sua vez, traz uma mistura que tanto me fascina: o de sublime fantasia e horror. Embora não haja horror em meu livro, mas há algumas presenças de violências que atingem as pessoas tanto emocionalmente quanto espiritualmente. E para captar os sentimentos e caracterizar os personagens, as músicas new age eletronic, por ser enigmáticas e envolventes, quase como uma ópera etérea e psicodélica, me ajudou bastante a desenvolver o trabalho. E foi assim que nasceu o livro.

(Vizinhos Literários) Eu já tive a oportunidade de dizer o quanto gosto da arte na capa do seu livro. Na semana passada “O Entregador de Bonecos” foi eleito no PerSe neste mesmo requisito. Quem são os responsáveis e qual a importância de se ter uma boa capa?

A capa foi desenvolvida pela Marina Ávila. Tinha uma capa feita por mim, mas senti que faltava coisa na capa, algo que demonstrasse o mundo imaginário e ao mesmo tempo real, vivo, belo, romântico (sim, a história tem alguns momentos românticos, que é entre David e Mayra), encantador, e decidi procurar alguns capistas através do mecanismo de busca do Google até que me deparei com algumas capas fantásticas pela Underworld, e quando descobrir o nome da design gráfica, pensei sem hesitar: “É essa menina que eu devo confiar o trabalho dela.” E eu sabia que ela possuia as mãos mágicas para criar. E quando ela mostrou uma imagem que ela tinha encontrando, fiquei encantando e ela então explicou que seria bom ter uma capa diferente, mostrar “a vida” dentro do boneco olhando para a moça. E o pano que cobre nos olhos dela indica a presença do material. A moça da capa  poderia ser qualquer personagens do livro, foi contemplada por um boneco mágico e dai vem aquele sorriso. A princípio, as pessoas ao ver a capa, achariam que se tratava um livro de terror..rsss...mas não é. Apesar da dualidade da capa, combinou perfeitamente o clima da história que é sombria, violenta e ao mesmo tempo bela e encantadora, que traz mensagem muito positiva. Por isso, achei muito importante ter uma bela capa que representasse o universo imaginário que há dentro do livro.

(Vizinhos Literários) Quando escreveu “O Entregador de Bonecos” se inspirou em alguém na criação das personagens?

Algumas personagens, sim. A avó do protagonista, realmente existiu, porém com nome trocado. Ela foi a minha antiga vizinha que criava os bonecos (as), dezenas delas espalhadas por todos os lados da sala dela, e tinha uma amiga que sempre a visitava para ajudá-la. As duas eram idosas e tinham mudando para outro lugar e desde então não soube mais delas, acredito eu, que elas já tenham falecido quando comecei a escrever. E o protagonista, David Forlin e alguns personagens que surgem no livro são frutos de minha imaginação, mas que foram inspirados um pouco a vida de cada pessoa que conheci, incluindo eu.

(Vizinhos Literários) Para os leitores que pretendem publicar um livro, quais as vantagens de se publicar por meios alternativos?

Vou ser sincero com os leitores: publicar livros por conta própria aqui no Brasil é muito  trabalhoso e tem hora que da vontade de desistir. Escrever um livro e publicá-lo – pronto! já estarei ganhando uma boa grana. Mas não, não é assim que funciona. É preciso investir no seu livro, saber como usá-lo e o que pretende fazer para ele chegar ao leitor. É isso que dá mais trabalho. É preciso ter força e acreditar no potencial do seu trabalho, mantendo a chama do seu sonho sempre acessa, na esperança do seu livro ser materializado e estar nas mãos dos leitores; não importa “quantos lerão”, isso já um grande passo, uma vitória. Publiquei meu livro por algumas editoras sob demanda, de todas que experimentei foi a Perse que mais me agradou pelo seu atendimento e qualidade do livro, que chega ter a mesma qualidade daquele do publicado pela editora tradicional. Meu livro não teria nenhum conhecimento pelos leitores se não fosse pela formidável e batalhadora Adriana Vargas Aguiar, a escritora e coordenadora do Clube dos Novos Autores, a qual me convidou a fazer parte como um dos autores e administradores do blog, e isso me ajudou muito o meu livro ter o alcance do público, porque sozinho você não chegaria a nenhum lugar. É muito bom estar em companhia dos outros autores para ajudar e apoiar uns ao outros a fim de que todos cheguem a algum lugar. Estamos no mesmo barco que segue a mesma direção à procura do Porto do Reconhecimento, da Vitória e do Sucesso nos esperam.

(Vizinhos Literários) “O Entregador de Bonecos” é o seu primeiro livro publicado, já está trabalhando em outro romance que possa nos adiantar alguma coisa?

Tenho alguns romances, algumas ideias, porém indefinidas. Pretendo dar uma continuidade à série do Entregador de Bonecos, mas tudo depende da aprovação dos leitores. Escrevi alguns rascunhos sobre o que viria a acontecer quatros anos depois da aventura de David Forlin, e a história já mostra outro rumo que é o fim da inocência. O clima tende a ser mais sombrio do que o primeiro, um pouco mais violento e com obstáculos ainda maiores, mas sem deixar a mensagem positiva de lado. Vamos ver como fica.

(Vizinhos Literários)  Não possuí nenhuma formação acadêmica, vindo a se considerar um autodidata. Qual o seu conselho para quem está querendo escrever e acredita que esse possa ser uma barreira?

O meu conselho é: Tem que gostar do que faz. Fazer por prazer, por diversão e também pelo autoconhecimento. Não tenho formação acadêmica, nem curso de contos, ou letras.  Não frequentei curso porque achava que a carreira de ser escritor não seria promissora e precisava trabalhar para sustentar a minha família. Então decidi escrever histórias apenas por hobby, divertir, esquecer o mundo lá fora e mergulhar no mundo imaginário criado por mim, vou aprendendo a conhecer lugares, culturas, curiosidades. Escrevi várias histórias malucas, algumas muitas boas que infelizmente as perdi, o que me obriga a reescrevê-las. Porém, o que mais trabalhei mesmo foi O Entregador de Bonecos, por ser algo pessoal, por causa da sua história bastante abrangente e emocional. Foi o único livro que me consumiu por quase 17 anos por ser reescrito várias vezes; muitas pesquisas sobre lugares determinados, contatos com moradores dos Estados Unidos, novos elementos e novos personagens. Isso sim é gostar do que se faz.

Agora, as barreiras que temos são os editores, pois eles, infelizmente, pouco enxergam os potenciais dos autores nacionais, preferindo investir apenas nos de fora, por terem livros mais divulgados e vendidos por lá, o que influenciou nos leitores brasileiros. Mas, apesar disso, há muitos deles interessados nas obras nacionais, graça aos incentivos dos blogueiros sobre o grande valor aos nossos autores brasileiros, coisa que há décadas atrás não acontecia e me surpreendo com a expansão do mercador editorial brasileiro. Vamos ver aonde isso vai dar e espero encontrar mais livros de autores nacionais nas melhores livrarias, por provar que eles sabem contar, sim, boas histórias. Basta acreditar nas obras nacionais.




O Entregador de Bonecos



Chegou a hora de acreditar em mim, quer você goste ou não. E, quando tudo acontecer, não sinta medo. O que irá ver é real, e não fruto de sua imaginação. “Eles” querem que você os leve para as crianças. Saberá onde encontrá-las. Os bonecos vão lhe mostrar. Confie neles. São seus amigos. Criei-os com todo amor, muito mais do que você pode imaginar. Se os bonecos pedirem sua ajuda, não recuse. Compartilhe-a com eles.


Depois do estranho pedido feito por sua avó, pouco antes de morrer, David Forlin, agora sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte.

Nesta longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida. 

Por outro lado, nosso protagonista experimentará, também, momentos de perigos inimagináveis, que conspirarão contra a sua sorte. Esses episódios irão defrontá-lo com cenas de violência, tragédia e morte, onde parecerá incerto tudo o que o destino que lhe reservou. 

Em resumo, a história de David Forlin conduzirá o leitor a um mundo de aventuras, magia e suspense, convidando-o a participar de sua jornada, que, ao modificar substancialmente a vida do personagem, poderá também modificar sua vida, ao despertá-lo para o poder e os mistérios da imaginação.


Mais informações de Denis Lenzi e "O Entregador de Bonecos":

Twitter: @delenzi75

Blog: More Books e Small Coffe

Skoob: "O Entregador de Bonecos"

Site do livro

16 comentários:

  1. Gostei, falou bem. Somente os que enfrentam as dificuldades é que conhecem o sabor real da vitória, o resto é só prazer passageiro.

    Abraços e vamos em frente!

    P.S.: Parabens Vizinhos Literários!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa do livro é ótima. Vi-o na Perse e achei justa a premiação. O Autor me parece consciente do seu papel e da sua luta. Parabéns ao blog pela entrevista!

    Sucesso, Denis!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho que precisamos ler este livro do Denis, todos os blogs dizem que o livro é muito bom!
    Parabéns ao Renan pela entrevista e ao Denis, pela obra maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Bela entrevista! Meus sinceros parabéns ao meu companheiro Denis e desejo todo o sucesso do mundo!!!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista! A história do livro parece ser muito interessante! Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoal! Muitos obrigados aos todos que deixaram comentários aqui, isso já me deixaram muito feliz sabendo que há pessoas capazes dar força e apoio aos novos autores brasileiros. E agradeço a Renan, por me dando a oportunidade de ser entrevistado no blog, que foi super-maneiro. Abraços!

    Denis Lenzi

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Parabéns pra ambos pelo ótima entrevista.
    Toda a entrevista com Denis Lenzi está bastante atraente do inicio ao fim. Mas uma das passagens que mais gostei foi essa: É preciso investir no seu livro, saber como usá-lo e o que pretende fazer para ele chegar ao leitor. É isso que dá mais trabalho. É preciso ter força e acreditar no potencial do seu trabalho, mantendo a chama do seu sonho sempre acessa, na esperança do seu livro ser materializado e estar nas mãos dos leitores; não importa “quantos lerão”, isso já um grande passo, uma vitória.
    Abrços,
    Ocelo.

    ResponderExcluir
  8. AAAA, parabéns meu querido.
    AAA blog também ta maravilhoso


    (Estou seguindo viu)
    Beijocas, Blanc.

    STHEFANIE PAULA REZENA
    AUTORA E COORD. DE DIVULGAÇÃO
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Denis Lenzi, pela sua entrevista, que anima aos que desejam tornar-se escritores e mostra a que veio. O Entregador de Bonecos, só pela sua sinopse, dá vontade da gente ler do início ao fim, logo, logo.Sucesso! Bjs.
    Parabéns ao entrevistador, pela entrevista, que permitiu ao Denis colocar-se diante de nós, como um escritor, de fato, integrado na Literatura, apesar de não ter nenhum curso nesta área! Estou, a pártir de hoje, seguindo este blog.

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa entrevista, pois pude cohecer melhor o meu colega do Clube dos Novos Autores. Já li sobre o seu livro e confesso que estou muito curiosa em ler essa misteriosa história que tem um enredo extremamente atrativo, além da capa.
    Muito sucesso com a publicação!
    Beijo!
    Rosane

    ResponderExcluir
  11. Não consegui seguir o blog!

    umlugarescuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Fabuloso o livro do Denis segundo as sinopses.
    Merece ser lido.
    Parabéns pela entrevista.
    Amandio Relações publicas
    clubnovosautores.blogspot.com
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do post,não conhecia o autor e a capa do livro dele é linda... já vai entrar na minha wishlist!!!
    Parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma vontade imperiosa de ler O Entregador de Bonecos. *-*

    Obs: não tem como seguir seu blog?
    Beeijos, NikaSanc.
    http://nikasanc.blogspot.com
    http://seeutecontoumconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao blog e também ao Denis pela entrevista!

    ResponderExcluir