quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entrevista com Mariana Ribeiro

Hoje recebemos Mariana Ribeiro, autora do livro "A Herdeira". Ela nos conta um pouco sobre suas experiências literárias e com personalidade opina a respeito do mercado editorial nacional.
...


Segundo a própria: 


Me chamo Mariana Ribeiro, tenho 26 anos, sou formada em Turismo e Hotelaria e trabalho na área, mas adoro escrever desde a minha adolescência quando criava histórias de próprio punho em cadernos pequenos. Não sei ao certo de onde vem minha inspiração, mas as idéias costumam surgir em minha mente quando eu menos espero num insight rápido e profundo.




(Vizinhos Literários) Blogueira e escritora, quando descobriu essa paixão por livros?

Desde quando eu era criança! Eu acho que essa paixão foi  “herdada” do meu pai que lê praticamente tudo que está ao alcance das mãos como jornais, revistas e até bulas de remédios (risos). Comecei lendo história em quadrinhos e aqueles livros ilustrados com os clássicos da Disney e desde então não parei mais de ler livros do gênero Romance, suspense, clássicos da nossa Literatura, entre tantos outros. (risos)


(Vizinhos Literários) Um fato que pude notar nas resenhas que li sobre seu romance “A Herdeira” é o fato de sempre destacarem a temática pelo rebuscamento em um livro de época. Acredita que por uma ausência ou interferência do tempo, as pessoas tendem a interessar por leituras como tal? Qual sua visão sobre a literatura atual?

O meu livro é Romance Histórico e acho que há um público considerável que aprecia este gênero literário. Obviamente a literatura atual tem favorecido muito alguns gêneros como Young Adult e Fantasia, por exemplo, mas há espaço para todos eles no mercado editorial como um todo. Os leitores só tendem a ganhar e os escritores nacionais também, já que as editoras têm ampliado seus catálogos com excelentes livros nacionais.

(Vizinhos Literários) Como milhares de escritores espalhados pelo Brasil, está lutando por uma vaga no mercado editorial. Mariana, você tem feito uma campanha no SKOOB para seu livro. O site que é uma grande janela de divulgação, pode realmente influenciar na carreira de um escritor ainda não publicado?

Sim e de uma forma bem positiva! Os leitores do blog, especialmente os blogueiros, estão me apoiando muito neste momento crucial em que busco uma editora tradicional para publicar meu livro, e por isso eu sempre divulgo nas redes sociais como o Twitter, Skoob e Facebook. Eles se tornaram aliados para os escritores que querem divulgar seus trabalhos aos leitores de uma forma ampla. Este ano eu promovi um Booktour do manuscrito com 12 blogs participantes, e foi mais uma ferramenta essencial que eu encontrei para divulgar o meu trabalho.

(Vizinhos Literários) Já disse sobre o estilo de “A Herdeira”. Quais suas influências na composição desse trabalho? E como foi o processo de pesquisa e escrita?

Autores clássicos como Machado de Assis e José de Alencar até mesmo Sidney Sheldon me influenciaram de certa forma. Eu lembro que comecei a escrever “A Herdeira” em 2005 e utilizei um caderno pequeno desses de 96 páginas, mas quando acabou o espaço eu precisei continuar utilizando outros cadernos. Então, deixei meu manuscrito guardado e incompleto até o ano passado, quando eu resolvi passar o texto para o computador e reavaliei tudo o que tinha escrito até então. Acrescentei vários elementos na história que passou por algumas adaptações e fiz pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e também sobre o Neocolonialismo na África, além de assuntos como a exploração de diamantes na região. O processo de escrita sempre está acompanhado de uma pesquisa ampla sobre a temática abordada na história e aliado a isso, eu costumo ouvir muitas músicas. Para escrever “A Herdeira”, por exemplo, eu precisei ouvir muito Coldplay (risos).  


(Vizinhos Literários) Falando um pouso sobre seu blog, o "Confissões Literárias". Para atrair a leitura existem uma série de métodos, como linguagem verbal e visual, as promoções muitas vezes impulsionam os seguidores. Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho.

As promoções são sempre um atrativo a mais em qualquer blog literário, mas o conteúdo sempre vai determinar a qualidade deles. Eu me proponho sempre a resenhar os livros que eu recebo emitindo uma opinião sincera e imparcial, independentemente de serem livros de parceria ou não. Faço postagens com releases de lançamentos e há colunas variadas no blog que falam sobre livros que viraram séries de TV, novidades do mercado editorial, além de livros que foram publicados no exterior.


(Vizinhos Literários) Os blogs literários já formam uma ferramenta de compartilhamento de ideias e até mesmo incentivo sobre a literatura nacional. O que espera desse movimento?

Os blogs literários estão ampliando cada vez mais o espaço para divulgar novos e/ou conhecidos autores nacionais. Eu acredito que os blogueiros são capazes até de incentivar as editoras a investir mais nos escritores iniciantes quando eles percebem o potencial de seus textos.

 
(Vizinhos Literários) Em uma palavra:

 “A Herdeira”? Romance

  Paixão? Brasil

  Escrever? Vício


(Vizinhos Literários) Por último, deixe uma mensagem para os escritores nacionais.

Sempre procure publicar seus livros pela forma tradicional e só opte pela publicação independente quando se esgotarem todas as possibilidades. As editoras estão ampliando mais o espaço para os autores iniciantes, mas infelizmente ainda vejo algumas cobrando um valor absurdo para publicar em um país como o nosso o que é lamentável. Em minha opinião, algumas delas se caracterizam mais como prestadoras de serviço, que nem sempre oferecem um retorno satisfatório para o escritor que investiu nelas. Por isso, caro amigo escritor nunca desista! Tudo acontece nas nossas vidas no seu tempo certo.


"A Herdeira" 


Maria Luisa Callaghan representava não somente a alta aristocracia brasileira do Século XIX, como também as mulheres que estavam à frente do seu tempo. Quando ela conheceu o major do Exército Martim Afonso Almeida, sabia que seria capaz de fazer qualquer coisa para ficarem juntos. Isso significava desafiar as convenções de toda uma época. Acompanhe a história de um amor proibido num cenário conturbado pela Guerra do Paraguai. Segredos serão revelados tendo como pano de fundo o universo dos fascinantes e preciosos diamantes. Como consequência disso, uma rede de intrigas pelo poder se formaria deixando um rastro de sangue em seu caminho.
Os acontecimentos históricos retratados, neste caso a Guerra do Paraguai, é o cenário para o envolvimento da protagonista Maria Luísa com o seu grande amor Martin Afonso Almeida, num período pouco abordado na história do nosso país.
O livro também mostra como a ambição pode fazer as pessoas ficarem fora de si, como resultado da crescente procura pelos diamantes e a disputa pela soberania no controle das regiões com relevante riqueza mineral.
Por fim, foi realizada uma ampla pesquisa sobre o contexto histórico e cultural brasileiro no século XIX, e as suas implicações para a vida de todos os envolvidos na história. 





Mais informações sobre Mariana Ribeiro:

Twitter: @Mari_RBarbosa


Skoob:  A Herdeira

4 comentários:

  1. Oláá!!

    Primeiramente... Renan, parabéns pela entrevista! Ficaram ótimas as suas perguntas, e deliciosooo de ler ^^

    E, Mari... já tive o prazer de conhecê-la pelo Twitter e pelo Skoob - onde, aliás, já marquei que vou ler seu livro... porque eu SEI que ele será publicado por uma excelente editora, e eu SEI que vou ler!! ^^

    Você parece ser uma pessoa muito disciplinada, muito centrada e que amaaa escrever, o que é o mais importante... achei fantástica a pesquisa que você fez para escrever A Herdeira, e confesso que não sabia que era um livro tão rico em detalhes, como a Guerra do Paraguai! Só me deu ainda mais vontade de ler!!

    E, querida, você disse tudo... "as coisas vêm na hora certa". Esse ano, eu realizei o sonho que demorou 10 anos pra chegar, que foi o de publicar por uma excelente editora! Tive a oportunidade de publicar de forma independente, mas preferi esperar e DEUS me deu a honra desse momento chegar! Estou muito feliz, ainda mal acredito que consegui, e sei que, logo, você também vai viver esse momento!

    Estou torcendo por isso, de coração!!!! ^^

    Um beijoooooo enorme!!!

    ResponderExcluir
  2. amo romances históricos e achei A Herdeira tão lindo *--*

    toda a sorte DO MUNDO <3

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renan!
    Adorei a oportunidade de ser entrevistada aqui no blog, muito obrigada!
    Quero agradecer também a todos pelos comentários, fico muito feliz que tenham gostado e que torcem pela publicação do meu livro também. O apoio de todos é essencial para mim!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Ahh que legal a entrevista!!

    Gostei mt das perguntas e respostas! E amei saber mais sobre seu processo de escrita Mari! Mt Coldplay - anotado! hahhaa

    Sua dica também foi mt boa e concordo mt!
    Eu ainda quero ver todos os livros da Mari nas livrarias!

    bjs
    hey Evellyn

    ResponderExcluir