segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Entrevista com W. Donadon

Olá, leitores

Hoje recebemos o escritor W. Donadon que nos conta sobre sua série "A Lenda de Högni" e suas descobertas no mundo literário.


(Vizinhos Literários) Li que sempre gostou de livros, mas quando exatamente surgiu a necessidade de escrever um?

Necessidade é uma palavra meio forte. [risos] Adoro ler e sempre me vi escrevendo. Tinha vontade desde pequeno então não sei como definir exatamente desde quando senão com a expressão: “Desde sempre!”.


(Vizinhos Literários) No processo criativo de “A Lenda de Högni” se inspirou em alguém para criar as personagens?

Alguns. Como disse numa outra entrevista, poderia dizer que o Henri é inspirado em mim, mas só em ideais e dúvidas, etc. Ele cresceu com a escrita e se tornou algo mais interno, mais intenso. A Beatriz é meu ideal de perfeição numa garota: bonita, corajosa, doce... Não me inspirei em ninguém nela, pra falar a verdade, só em devaneios. [risos] Em questão de aparência sim. Costumo brincar dizendo que a cada livro que escrevo me inspiro em uma “musa”. Héstia foi inspirada em uma das minhas atrizes preferidas, Kristen Bell. Já no segundo livro escolhi Nicole Scherzinger para inspirar a deusa egípcia Néftis.


(Vizinhos Literários) “A Lenda de Högni – Cinturão de Adhara” é o seu livro de estreia, mas teremos uma série de cinco volumes. Como tem sido a aceitação por parte dos leitores? O que eles podem esperar dos próximos?

A série da jornada de Högni, na verdade, serão quatro volumes, mas na revisão de “O Cinturão de Adhara” decidi escrever um livro anexo com três histórias que esclarecerão algumas coisas do primeiro livro. Digo que são 4+1. [risos] A aceitação tem sido ótima. Não posso reclamar de nada, a cada comentário que recebo é um elogio diferente e quem leu (desde leitores até resenhistas) têm falado muito bem e dito que estão ansiosos para o próximo. Às vezes me pergunto “Será que eles estão lendo o livro certo?” [risos]. Os que leram e gostaram podem esperar um segundo livro mais dinâmico, que varia o ponto de narração entre Högni e uma garota que aparecerá. Podem esperar personagens mais sombrios... Podem esperar que eu estou fazendo meu máximo para não decepcionar ninguém. [risos]


(Vizinhos Literários) Reconheço que não é nada fácil ter um livro editado no Brasil. Conte aos leitores do blog sobre o seu processo para conseguir uma publicação.

Foi complicado. É um processo lento e desanimador. Algumas editoras chegam a pedir um ano para analisarem seu livro. Eu mandei para duas e fui recusado. Até que consegui. É desanimador, mas gratificante depois. Muito gratificante!


(Vizinhos Literários) W. Donadon, antes de sentar-se diante do computador ou de folhas em branco, cultiva algum ritual, como por exemplo, precisa de um ambiente mais calmo?

Não tenho um ritual. Simplesmente espero a inspiração vir e começo a escrever. Algumas vezes ouvindo músicas (algumas frases, trechos ou contextos me ajudam a compor um clima no capítulo), algumas vezes em silêncio. De qualquer jeito: quando a inspiração vem, eu escrevo.


(Vizinhos Literários) Compararia o seu amor pelos livros a que?

Não sei se é uma comparação plausível, mas já falaram que eu seguro meus livros como se fossem meus filhos. [risos] Eu sempre os tenho num lugar seguro, que eu saiba que não vão estragar ou sumir. Pra mim é como se fossem sagrados.


Pergunta Especial:

(Vizinhos Literários) Se presenciasse a destruição da biblioteca de Alexandria seria capaz de...


 ...entrar lá para tentar salvar alguma coisa que fosse. Ou iria enfartar só... [risos]





Sinopse - A lenda de Hogni - O Cinturão de Adhara - Vol. 1 - W. Donadon



Quando uma nação de deuses é colocada em risco de guerra contra uma titânide poderosa esquecida, aprisionada num cinturão, Högni é marcado pelo destino como o único capaz de proteger o artefato e salvá-los do problema. Entretanto o cinto acaba inesperadamente sendo usado e a violenta Adhara se liberta com intenções de tomar posse daquela oculta e ancestral dimensão paralela, dominando os continentes e escravizando o povo. A antes fria união e sólida confiança entre as divindades se abala e alguns optam por apoiar a causa inimiga. Agora cabe ao jovem lutar contra sua mais perigosa oponente e proteger os deuses, cumprindo o que foi profetizado, ou sofrer as graves consequências.



Mais informações sobre W. Donadon e seu livro:




4 comentários:

  1. As perguntas do blog são muito interessantes, são carregadas de "alma de quem escreve". Achei o autor promissor, além de consciente do trabalho que um escritor tem para ser publicado.

    Desejo-lhe sucesso e espero conhecê-lo melhor, assim como sua obra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Parabéns!
    Sucesso!
    Quero ler a série! Amei!
    bjos
    Josy Tortaro
    Autora da saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!
    Espero ler a obra, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não conhecia esse livro ainda, mas ele parece ser ótimo, a capa ficou bem elaborada e o enredo chamou minha atenção. A entrevista ficou bem legal, parabéns!!!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir