segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resenha - O coração dos heróis


Aonde termina o orgulho dos grandes

Título Original: Rasom – Autor: David Malouf – Tradução: Paulo Polzonoff – Editora: LeYa – Ano: 2011 – Páginas: 254.

Livros que trazem em suas narrativas histórias de guerras são os meus favoritos, ainda mais quando este engloba um evento grandioso e merecedor da nossa atenção. Hoje, então, escrevo sobre o livro O coração dos heróis que me surpreendeu nos últimos dias.

Sinopse:

A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Há sofrimento, tristeza no coração dos guerreiros...

Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimulado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade. Nenhum grego – ou troiano – ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho.

Resenha:

Uma confissão bem rápida, já tentei ler o livro A Guerra de Troia do autor Lindsay Clarke, todavia a narrativa acabou por me desestimular. Para tratar dos acontecimentos de uma guerra, os autores em suas maiorias enumeram milhões de fatos anteriores ao evento. Claro, é essencial criar um campo de compreendimento ao leitor, porém estes acabam construindo uma narrativa pesada, massiva.

O coração dos heróis é uma viagem rápida, sem descrições prolongadas e tomando como foco as personagens e seus conflitos sentimentais. É isso mesmo, o livro fala dos sentimentos humanos em uma guerra, do ódio de Aquiles ao orgulho de Príamo e como esses sentimentos podem mudar em simples atitudes.

Há única referência em minhas considerações sobre o livro foi a História estudada na escola e cujo me lembro necessitar assistir o filme para um trabalho e a própria franquia cinematográfica dirigida por Wolfgang Petersen. Com isso, devo dizer que é surpreendente ler o livro de Malouf e deparar como essa visão inovadora do mito da guerra de Troia.

Minha nota final para o livro é 5 estrelas. Os personagens são bem definidos dentro de uma trama fácil de ser lida. Recomendo a todos que gostem do estilo.

Sobre o autor:

David Malouf vive na Austrália e é autor dos best-sellers Remembering Babylon, An Imaginary Life e The Conversations at Curlow Creek. Já recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Australia-Asia Literary Award, o Internacional IMPAC Dublin Literary Award, o Prix Femina Étranger e o Los Angeles Times Book Award. O coração dos heróis também se tornou um best-seller nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Boa leitura.

5 comentários:

  1. Não gosto de histórias de guerra, isso não é estranho? Temos gostos bastante diferentes. Bem, como você deu nota cinco ao livro, acho que eu o leria, apesar de não ser meu estilo favorito. ;)

    Ótima resenha!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Amei viisi!
    Muito legal!
    PArabéns
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  3. Oi! Obrigada por comentar lá no blog =D.

    Vi esse livro na livraria e chamou minha atenção, também curto história de guerra e sobretudo medievais =D.

    Legal a resenha, parabéns bj!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de guerra e filmes tb! Não conheço o livro e já vou colocar na minha lista de preferencias! ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Comprei este livro recentemente, estou muito curioso para lê-lo a sua resenha me animou mais ainda...

    Atenciosamente,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir