segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Resenha - A Metamorfose


Título Original: Die Verwandlung – Autor: Franz Kafka – Tradução: Calvin Carruthers – Editora: Nova Cultural – Ano: 2002 – Páginas:110.

“Certa manhã, depois de despertar de sonhos conturbados, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado de costas sobre a própria couraça, e ao erguer um pouco a cabeça enxergou seu ventre marrom, acentuadamente abaulado, com profundas saliências arqueadas, sobre o qual o cobertor, quase escorregando, estava prestes a cair. Suas muitas pernas, terrivelmente finas em comparação à largura do corpo, agitavam-se desamparadas diante de seus olhos.”
Trecho retirado da pág. 7

“A Metamorfose” de Kafka é um livro de leitura fácil e sua narrativa é devorada em poucos minutos.  Com fortes críticas à sociedade, nos faz refletir sobre os valores que nos sustentam prestativos em um mundo capitalista. Em um primeiro momento o quis interpretar como uma distopia, porém a realidade dos personagens não habita em um futuro disfuncional e sem esperanças e está mais para o absurdo.

O início dá-se exatamente como no trecho citado acima, Samsa acorda transformado em uma imensa barata, incapaz de praticar sua rotina. Sustento da família, pai, mãe e irmã, precisam enfrentar a realidade e controlar as finanças. O isolamento total do protagonista em seu quarto denota a importância mórbida do ser humano em valorizar o que lhe traz benefícios. Quando Samsa não pode mais exercer suas funções trabalhistas é esquecido como um inútil.

A narrativa segue o psicológico de Gregor em suas reações para com a família e muito além da ficção descreve o trabalhador atual que teme as crises, a falta de emprego e o peso de sustentar uma família.

Escrita em 1912 dois anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, a obra ainda continua sendo atual. Trata da existência humana e da solidão diante da Modernidade.

Cinco estrelas. Hoje não deixo uma indicação, acredito que todos precisam folhear essa obra, sem exceção.

2 comentários:

  1. Olá, Renan!

    Fiquei extremamente interessado nesta obra, parece ser uma leitura maravilhosa. Muito boa a resenha!

    Atenciosamente,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu so quero o resumo,alguem me ajuda?

    ResponderExcluir