sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O castelo, Franz Kafka




Por Virgínia Brasil 


Publicado apenas após a morte de Franz Kafka, “O castelo” (1926) foi minha primeira experiência de leitura com o autor. A história começa com K., o novo agrimensor do castelo, chegando na cidade. No decorrer da história percebemos que tudo não passa de um mal-entendido. A contratação de um agrimensor para o castelo foi refutada há tempos, mas teve suas atas esquecidas pelos regedores do mesmo. A partir desse ponto da narrativa, com o risco de demissão, K. casa-se com uma empregada de um albergue e consegue um emprego, porém, não dando conta do serviço, é novamente posto na rua, terminando a sua história no quarto das empregadas que o acolhem e completamente miserável.

A história é pacata, nada acontece com exaltação. Os personagens secundários vêm e vão com a mesma passividade misteriosa. Digo misteriosa porque durante a narração muito se diz e especula sobre o castelo e seus funcionários, mas nada se confirma; os personagens dotados de certo poder se contradizem, se emboscam em confusões próprias que nós leitoras e os personagens da própria obra não conseguem desvendar.

Um ponto presente neste livro de Kafka importante de ser destacado é a constante e rigorosa crítica política. A personagem K. é marcada pela busca incessante de conhecer e entender os processor que permeiam o poder. Podemos relacionar essa característica com a época histórica da escrita do livro, com o advento da modernidade e da burocracia estatal presentes no Estado.


Minhas primeiras impressões de Kafka foram que, primeiramente, ele escreve de forma que suas críticas à realidade não sejam completamente ocultas no livro. Em segundo lugar, nota-se uma forma peculiar de escrita que desenvolve histórias dentro de outras sem deixá-las inacabadas. 

Acompanhem as novidades do desafio na Tag: Um autor para 2014. 

3 comentários:

  1. O munda da leitura é incrivel, quanto mais pesquisamos, mais há por vir, não conhecia o autor até que me deparei com a curiosidade de saber mais sobre o mesmo, esta curiosidade veio por insentivo seu Virgínia, parabéns pela iniciativa e continue sempre assim, não há limites para quem gosta de leitura, abraços, Geraldo M. B.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Flor! Fico muito feliz que vc se encontre a cada letra, a cada período, a cada livro. Ser feliz é o maior objetivo!!! Beijos, meu amor.

    ResponderExcluir