sábado, 28 de dezembro de 2013

Top #6 - Piores leituras de 2013




Esse foi um ano de muitas leituras e entre os 104 tem os altos e baixos. Começo por apresentar os piores livros no que diz respeito à minha opinião.

#6 – Inferno, Dan Brown

Grande lançamento aguardado pelos leitores das aventuras de Robert Langdon, Brown mostrou mais uma vez que ainda usa a velha receita para compor seus romances de suspense. Acrescenta um pouco de Wikipédia a gosto (e olha que ela esbanja), repete algumas cenas... Ao leitor conhecedor do estilo do autor perde-se aquela hesitação de quando se lê o primeiro. Eu, por exemplo, confesso ter tido fascinação quando li “O Código Da Vinci”.

#5 – A Garota que eu quero, Markus Zusak

Romance voltado para o público juvenil, o autor do best-seller “A menina que roubava livros” pouco surpreende. No meio de sucessos como “As vantagens de ser invisível”, o livro de Zusak tenta fazer a vez de drama psicológico e fica preso em um enredo nada elaborado, com personagens superficiais.

#4 – A Fada, Carolina Munhóz

O marketing está sempre promovendo alguém por aí e quem é mestre, digo mago, nessa arte? Sim, Paulo Coelho. Por conta dele autores de literatura fantástica ganharam algumas páginas de jornais nacionais esse ano. Carolina Munhoz é um desses nomes e muito além do Sr. Coelho ela já vinha ganhando espaço no mercado editorial. Li seu primeiro livro “A Fada” na edição da Novo Século e esbarrei na corriqueira tentativa de importar a escrita de autoras estrangeiras. Uma pena o enredo fraco com as diversas possibilidades que a autora poderia explorar ao abordar o tema “fadas”.

#3 – Bruxos e Bruxas, James Patterson

O conhecido autor de suspense com séries aclamadas como “Alex Cross” e “O Clube das Mulheres contra o crime” tenta embarcar no meio dos faturamentos das fantasias. É uma grande mistura de falsas bruxas, distopia e suspense que torna a obra uma grande heresia para a literatura.

#2 – Almas Seladas, M. L. Pontes

Se você quer saber o resultado que a mistura “autor iniciante” com “editora iniciante” pode causar, leia logo esse livro ou o que será citado em seguida. A MODO Editora veio para publicar autores nacionais, porém o espaço que alcançou ainda é pequeno perto das gigantes. Pontes escreve um enredo longe de qualquer verossimilhança, nada é crível. A editora tentou apresentar uma edição com diagramação especial e errou em outros pontos como o nome do próprio autor que vezes aparece abreviado vezes completo.

#1 – Os Filhos do Tempo, Chaiene Santos


Não tenho muito que dizer desse livro. O que mais me incomodou em todo o péssimo enredo foi as introduções de personagens que o autor fazia questão de descrever características nada relevantes. Exemplo: João, que tinha olhos verdes, um metro e sessenta, cabelos castanhos, o pisar um pouco voltado mais para a direita e os movimentos dos braços levemente arqueados, seguiu pela floresta. Acho que exagerei na minha invenção, porém é isso por todo o livro. Eu desejava que mais nenhum personagem entrasse na narrativa.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário